Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Os desafios da Banda Larga

Mais que qualquer assunto em discussão ultimamente, devemos (devido ao alto valor de investimento) ter atenção especial a este. O IPEA e o CGI BR (Comitê Gestor da Internet), tem estudos que comprovam que apenas 12% dos Brasileiros tem Banda Larga.

OK! Mas o que é Banda Larga? A recomendação I.113 do setor de Padronização da UIT define banda larga como a capacidade de transmissão que é superior àquela da primária do ISDN a 1.5 ou 2 Megabits por segundo.

Bem se olharmos por este prisma, com certeza, o número de 12% é muito menor. Ainda não temos no Brasil uma definição clara e regulamentada do que é banda larga.

Ainda assim sob o aspecto do invetimento, o custo de implantação de uma rede óptica (FTTx) ou óptica e metálica (xDSL) é muito superior ao de uma rede móvel, dependendo da área geográfica a ser coberta, muitas vezes o investimento é inviável, visto que o retorno não existe.

Lógicamente, existe o lado social do acesso e da democratização da informação, mas quem arcará com os custos? A iniciativa privada (Operadoras)? O governo? Não estou levantando bandeiras, quero apenas colocar mais pimenta na discussão!

Para mais dados ver:


http://noticias.portalbraganca.com.br/inclusao-digital/67-conexoes/107-a-banda-larga-no-brasil-os-desafios-da-expansao-da-internet-entre-os-brasileiros.html
http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/o-desafio-da-banda-larga.html
http://agencia.ipea.gov.br/images/stories/PDFs/100426_comunicadodoipea_n_46.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário