Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Velox, Speedy e outros "monstros" xDSL.

Este post tem como objetivo, explorar as tecnologias de "banda larga" e de forma menos técnica, explicar o que é.

xDSL, ou DSL (O x é substituído de acordo com o "tipo" de transmissão adotado) é formado por um conjunto de tecnologias para transmissão digital de dados. Em geral as tecnologias DSL se aproveitam das redes já existentes das operadoras e que já estão conectadas às residências dos "assinantes"(clientes).

Quanto a arquitetura, além de utilizar a infraestrutura de rede já existente (cabos de par trançado), voz e dados no mesmo par do assinante (sim para seu telefone funcionar é necessário um par de fios), a tecnologia DSL opera na faixa de frequência de 4KHz até 2.2MHz, bem diferente da faixa de voz que vai de 300Hz até 3400Hz, e assim é possível realizar uma chamada de voz, enquanto estamos conectados à internet.

Os tipos de DSL mais conhecidos e aplicados atualmente são:

HDSL, ADSL, VDSL, SDSL e UDSL, cada um com características próprias quanto à conexão, distância de atendimento, velocidade e tipo de transmissão.

Ah! O nosso velox, speedy e outros bichos é o famoso ADSL e estamos em fase de implantação do VDSL, que irá operar de 13 a 52Mbps...agora sim vamos ter BANDA LARGA!

Perguntas? Dúvidas? responderei quando puder!

Abçs

Nenhum comentário:

Postar um comentário